quarta-feira, 2 de março de 2011

Características gerais dos seres vivos


Os aspectos relacionados à vida estão presentes em todos os organismos, desde as bactérias até as plantas e os animais, são: organização celular, metabolismo, reprodução, material hereditário, evolução  e adaptação, além da capacidade de reagir a estímulos ambientais.
*Organização Celular:
Com exceção dos seres vírus, todas as formas de vida são constituídas por unidades funcionais conhecidas como células. Alguns seres possuem apenas uma célula e, por isso, são denominados unicelulares. Exemplos: bactérias, protozoários, muitas algas. Já os pluricelulares: plantas, fungos, certas algas e animais, possuem conjuntos de células.
Existem diversas formas de vida interagindo no ambiente. Apesar de esses organismos serem diferentes, todos eles possuem organização celular comum.
O que permite a manifestação da vida nos seres vivos? O Metabolismo – um conjunto de reações químicas que ocorre nas células dos seres vivos e permite a produção ou o consumo de substâncias com grande eficiência.
*Reprodução:
O fenômeno da reprodução está relacionado à preservação das espécies. Essa capacidade de gerar descendentes verifica-se em todos os seres vivos, como, por exemplo , nas sementes que germinam no solo, nos bolores que se multiplicam no pão e nas bactérias que se proliferam na carne podre.
O fenômeno reprodutivo permite a continuidade de todas as formas de vida.
*Material hereditário:
Muita características e semelhanças entre os membros de uma mesma família ocorre pois todos possuem a capacidade de transmitir as unidades hereditárias, os genes. Esses genes contêm o material hereditário (DNA), ou seja, um ácido nucléico que é transmitido as sucessivas gerações.
*Evolução e adaptação:
Os seres vivos possuem um conjunto de características que permitem a adaptação, e consequentemente a  sobrevivência no ambiente. Essas características diferentes surgem pelas modificações do material hereditário que ocorrem espontaneamente com o passar dos anos e são transmitidas, de geração, por meio do processo reprodutivo. Organismos que possuem variações favoráveis têm maior chance de sobreviver e gerar descendentes, transmitindo essas características as futuras gerações.
Esse processo de alterações hereditárias, que permitem ou não a adaptação de um denominado organismo, caracteriza a evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário